quarta-feira, maio 30, 2007

Blog como registro de conhecimento

Podemos utilizar os blogs como o registro de diversas atividades de sínteses que os alunos desenvolvem em sala. Os próprios alunos podem pesquisar na internet inúmeras formas de registro. Eles podem utilizar fotos, textos, relatórios e muitas outros recursos de registro. O importante é motivá-los para isso, pois também podem desenvolver sua expressão escrita.
Um exemplo disso é "casar recursos" e aplicar aqui.

Por exemplo: Estudaram o Impressionismo... mas o que é impressionismo?
"O Impressionismo é um movimento artístico surgido na França no século XIX que criou uma nova visão conceitual da natureza utilizando pinceladas soltas dando ênfase na luz e no movimento. Geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as nuances da luz e da natureza. A arte alegre e vibrante dos impressionistas enche os olhos de cor e luz. A presença dos contrastes, da natureza, transparências luminosas, claridade das cores, sugestão de felicidade e de vida harmoniosa transparecem nas imagens criadas pelos impressionistas."

"Pierre Auguste Renoir (França - 1841-1919)

Sem dúvida é um dos artistas mais conhecidos e apreciados. Por que isso? Talvez pela sua maneira de procurar sempre retratar o que é bonito e agradável e deixar os problemas e as coisa feias para o universo do mundo real. Para o seu mundo de artista Renoir levava unicamente o que lhe fazia bem aos olhos e a alma. Por isso é fácil gostar de sua arte: não precisa ser interpretada ou lida de modo intelectualizado e nem confrontada com princípios ou idéias. Sem ser revolucionário e sem radicalizar contra qualquer conceito, Renoir firmou-se por uma aceitação quase universal. A sua idéia não era exatamente retratar a realidade, mas a maneira como essa realidade lhe causava uma impressão no instante dado. Junto com outros, como Monet que era seu principal amigo, criou assim a escola impressionista, em Paris, no final do século XIX. (fonte do texto: www.cyberartes.com.br)"

Conheça algumas obras de Renoir:

This album is powered by BubbleShare - Add to my blog

Fonte: Galeria de pintores impressionistas

Nenhum comentário: