terça-feira, março 27, 2007

Blog como PORTA-FÓLIO

Porta-fólio... que que é isso mesmo?
Bem, o conceito de porta-fólio pode ser encontrado na sua origem (Arte) como o lugar que os profissionais selecionam e apresentam suas produções diversas.
Na Educação, utilizamos o porta-fólio como uma coleção de atividades de aprendizagem do aluno, durante um período. Essas atividades são organizadas pelo aluno, com a orientação do professor, e que podem ser diferentes e complementares. Não é só prova ou exercício que está no porta-fólio do aluno! Lá podem ser depositados todas as suas experiências mais relevantes junto com a sua opinião ou idéias sobre o mesmo.
O porta-fólio pode se materializar de diversas maneiras: pode ser uma caixa, pode ser uma pasta, pode ser uma(s) gaveta(s), enfim, o que for de acordo com a orientação do curso ou grupo.
Na escola primária, o porta-fólio é o próprio processo de avaliação, pois ele evidencia todo o percurso do aluno naquele período. Nada melhor para o professor que utilizá-lo, pois ele ajuda a corrigir o aluno no processo e não no final do ano letivo.
No secundário e no ensino superior ele pode ser usado de várias maneiras: por disciplina, por semestre, ano letivo, etc. A criatividade do aluno nessa faixa etária é grande e se torna um instrumento eficaz de acompanhamento.
Blog como PORTA-FÓLIO
O blog pode ser um ótimo porta-fólio. Nele podemos registrar, de forma mais específica e/ou geral as atividades relevantes do aluno, da turma, do curso, do processo de aprendizagem etc.
É muito bom e nos motiva muito visitar um blog como porta-fólio, pois você vai acompanhando o processo de evolução com maior amplitude.
Aliás, já existem porta-fólios definidos em sistemas de ensino, como no Canadá, como instrumento de acompanhamento dos alunos. Então, o aluno entra no ambiente virtual, podendo ser uma plataforma de aprendizagem, faz as atividades, lê e revisa as tarefas, manda recados para os colegas e professores, visita um recurso de alguma matéria específica, o professor também manda recados para os alunos e pais, e assim por diante...
Claro! Não estou comparando e nem tentando impor uma idéia! Pelo contrário! O blog pode ser nossa alternativa para a falta de computadores, a falta do acesso, a falta de recursos, pois de qualquer lugar e apenas com um computador, uma turma toda pode desenvolver seu blog. É só organizar!
Exemplos de Blogfólios:
Blog da turma: Jardim da Alegria
Experiências no pré-escolar
Pequenas pegadas
Blog profissional: Experiências

Abaixo deixo uma apresentação sobre porta-fólios.


Um comentário:

Fátima disse...

Márcia,
Uma vez uma colega de trabalho me disse que eu tinha era um porta-bagunça. Ela não viu os outros!
Adorei a idéia.
Assista ao curta O Nosso Livro, de Cláudia Rabelo Lopes e Luciana Alcaraz, tendo no elenco Marcos Caruso e Vera Holtz. São alguns minutos de emoção. É inesquecível!
Está no meu Blogstórias Essenciais e no Porta Curtas Petrobrás.
Abraços.