terça-feira, janeiro 09, 2007

Um Blog sobre ARTE


Enfim! Chegou a hora dos Blogs temáticos!
Vamos começar pelo BLOG de ARTE.
Dependendo da idade dos alunos, temos várias formas de começar esse trabalho.
A Revista Nova Escola lançou esse mês o Especial Artes.
Produzido com auxílio de professores e especialistas das áreas de Teatro, Dança, Música e Artes Visuais nos quatro cantos do Brasil, a publicação chegou às bancas esta semana, acompanhado de dois materiais extras para auxiliar o trabalho do professor: um CD com 11 músicas do grupo Palavra Cantada e um pôster sobre a Arte ao longo do tempo completamente diferente de tudo que você já viu. O site também já está cheio de material exclusivo, além da promoção que vai distribuir 10 kits de livros aos 10 autores das melhores respostas para a pergunta "Para Que Serve Arte?"

São 20 projetos e 30 sugestões de atividades que podem ser feitas da creche até a 8a série. No começo do trabalho a editora Paola Gentile disparou dezenas de telefonemas para descobrir em que escolas estavam sendo feitos projetos interessantes. Outra ferramenta para chegar até os bons exemplos foi a lista de discussão na internet ARTE-EDUCAR (arte-educar@yahoogrupos.com.br), uma comunidade virtual que reúne quase 500 professores, especialistas e apaixonados por arte e onde chegam a ser trocadas mais de 900 mensagens sobre o tema num único mês.

Envolva sua turma e trabalhe em grupos de forma colaborativa. O importante é que eles também se transformem em artistas! Publique toda a produção deles nesse blog.

Aqui vai uma sugestão:

  1. Trabalhe a Arte e suas variadas expressões: plásticas, cênicas, musical e corporal.

  2. Escolha artistas e conheça primeiro sua biografia. As obras do artista são o reflexo de sua alma, por isso, só damos sentido para essa observação se conhecermos o contexto e sua biografia.

  3. Não tenha pressa. Explore um artista de cada vez, de preferência os brasileiros. É importante também valorizar nossos autores.

  4. Deixe fluir o artista que cada um tem dentro de si. Muitos de nós não tivemos essa oportunidade na escola e nossos talentos não foram explorados e potencializados como deveria.

  5. Vá registrando o projeto, sempre dando mais valor aos trabalhos dos alunos. Convide os pais para visitar o blog e deixar lá seus comentários.
Um vídeo divertido!


Um pouco de Van Gogh...


This albumBubbleShare

5 comentários:

ZeFa SaLoMé by Teresa França disse...

um bom começo de blog.....

adorei....!!!!!!!

BJOS

Claudia Maniezo disse...

Gostei muito do seu blog!
Visite o meu... http://claudiamaniezo.blogspot.com
Amo arte!
Beijos

Roberto Cortes disse...

gostei muit do seu blog

OFICINA DA COMUNICAÇÃO disse...

Adorei o blog e as dicas. bjs

Glória disse...

Parabéns pelo seu blog!
Entre no meu site www.artefilmeproducoes.com.br e veja o vídeo de história da arte infantil, que foi feito como apoio didático para os professores de arte!
Até Breve!