domingo, janeiro 07, 2007

Google para Educadores

Google criou uma plataforma para docentes onde oferece uma dezena de suas aplicações, como o Blogger, Google Earth, busca científico (Google Escolar), criação de home page (super fácil, mesmo em inglês!) entre outros. Em cada uma das opções que fizer, ele explica como se usa e aplica a ferramenta, além de oferecer sugestões sobre o possível uso didático da mesma junto a comentários de docentes que já iniciaram a utilizar essas aplicações com fins edicativos. Precisa ter uma conta no gmail.


  • Web Search : Um buscador eficaz e inclui pesquisa avançada e tradutor.
  • Earth; Discovery Education : Põe a disposição do estudante um mapa universal detalhado composto de fotografias por satélite e cujas ferramentas permitem diversas possibilidades de estudo que enriquecem as aulas. Necessita baixar o programa.
  • Book Search : Permite buscar textos completos ou páginas que incluam os términos de busca no crescente catálogo de livros digitalizados.
  • Maps : Diferente de Google Earth, funciona on line, sem necessidade de instalar nada. São mapas em lugar de fotografías.
  • Video : é un excelente repositório de vídeos educativos, onde não só podemos subir e compartilhar vídeos, mas também buscar sequências sobre qualquer conteúdo. Em alguns lugares já estão gravando classes de todas as áreas para colocá-las a disposição pública. Suponho que se integrará com youtube .
  • Docs&Spreadsheets : Processador de texto e folha de cálculo on line, sem instalar nada. Se podem subir archivos já criados em diferentes formatos ou criar novos. Se guardam de forma segura de tal forma que podemos ascender a eles com o usuário e contrasenha de nosso correio. Podemos colocá-los para compartilhar, algo realmente útil em projetos cooperativos, enviá-los a qualquer direção de correio ou publicá-los em nosso blog o na Internet, pois se gera uma url para o documento criado.
  • Blogger : Aplicação e criação de blogs sem necessidade de saber html.
  • SketchUp : Ferramenta fácil mais potente que permite criar, ver e modificar criações em 3D. Uma vez descarregada e instalada a aplicação e os modelos criados se podem colocar em Google Earth, carregá-los em 3D Warehouse, ou imprimí-los.
  • Calendar : Agenda on line que pode ser compartilhada por grupos.
  • Picasa : Requer descarga e permite editar e por a compartilhar imagens na web. O programa localiza todos os arquivos de imagem do computador e cria álbuns digitais e apresentações.
  • Personalized Homepage : Página personalizada onde podemos por os conteúdos que nos interessa ou que interessem a nosso grupo: links recomendados, calendário de classe, links ao blog do grupo com mensagens para estudantes ou famílias e qualquer outro dispositivo que observamos útil, desde um acesso a wikipédia à informação meteorológica.
  • Google Apps for Education : Sem programas para instalar ou manter, é uma solução integrada de ferramentas de comunicação que Google oferece às escolas. Se compõe de correio, mensagem instantânea, agenda e página web com alojamento e editor on line. Tudo grátis, mas deve se inscrever e afirmam que de momento só selecionarão um número não determinado de escolas para a fase beta, todavia prometem que a gratuidade continuará após essa fase.
Pena que ainda é em inglês!

2 comentários:

Tereza disse...

Oi Marcia,

parabéns pela postagem!
Venho utilizando alguns recursos do google, entretando, as possibilidades educacionais do mesmo são maiores do que imaginava.
Então, basta pesquisar tais recursos para promover um bom uso da internet na educação.
Abraços
Tereza

Prof_Michel disse...

Boa parte destes recursos já são conhecidos e são excelentes como recursos didáticos, entre outros.

Um grande abraço,
Prof_Michel