sábado, janeiro 20, 2007

Blog da Matemática

O Blog da Matemática pode conter uma coleção de tarefas da escola ou turma como: webquests, olimpíadas, tarefas, softwares etc.

Ele pode ser programado para todo o ano letivo e apresentar, de forma contextualizada todo o estudo realizado.

Conforme a orientação da Educação Matemática, o computador é um ótimo recurso para o estudo da mesma e se desenvolvermos as tarefas, justificando o conteúdo estudado no sentido do aluno entender a origem do assunto e o porque de estudá-lo, mais sentido haverá na realização do tema estudado.

Ensinar matemática tem sido tarefa difícil. Às dificuldades intrínsecas somam-se aos problemas causados por uma visão distorcida da matéria, estabelecida desde os primeiros contatos. Um desses problemas é exatamente a descontextualização, o que leva os professores a se defrontarem com perguntas do tipo: “Quem inventou isso não tinha nada para fazer"; "Para que estudar isso?”. É justamente pelo fato do estudo da matemática ter se tornado uma chatice, uma mesmice, decoreba que nossos alunos jovens e adolescentes não se sentem motivados a aprendê-la e a estudá-la.

É sempre importante desenvolver qualquer tarefa em Matemática explorando sua história e aplicações.

Como fazer?

1. Dependendo da organização pedagógica que vai realizar, o importante é começar construindo um projeto para todo o ano e com todos os alunos. Planejamento e ações claras promovem uma boa forma de registro de tarefas e assuntos.

2. O Blog tem que registrar o desenvolvimento da turma e alunos. Deixar claro que existe uma evolução, compreensão e interesse de todos.

3. Sempre é bom contextualizar antes o assunto registrando a história do mesmo. Por exemplo: Números astronômicos? Contas sem sentido? Grandes abstrações? Palavras e conceitos estranhos? Dificilmente seu aluno vai se interessar por essas velhas características do ensino de Matemática — e ele terá razão se disser que não vê utilidade em nada disso. A maioria das crianças desanima diante do ranço de complicação inútil. Mas, se o raciocínio for estimulado com jeito de brincadeira, na forma de charadas, jogos ou histórias de aventura, logo se nota que não é difícil cativar os alunos para a Matemática.

4. Uma finalização do ano letivo é sempre importante e o Blog pode ser usado também como o porta-fólio da turma para apresentar as tarefas e processos desenvolvidos aos pais e comunidade em geral.

Para saber mais:

Geometria

Mat Sanches

19 comentários:

culteduc disse...

Márcia, estou aprendendo a blogar e adorei as dicas que você disponibiliza no seu blog.

Um abraço, Márcia Brasil.

Esmeralda disse...

Oi Márcia, boa tarde!
Sou estudante de matemática e estou me formando este semestre.
Meu trabalho de conclusão de curso é sobre o uso do blog no ensino da matemática. Bom o que eu quero, é saber se posso contar com vc para me prestar algumas informações sobre o assunto. Adorei seu blog e acho que vc deve ter muita coisa pra me ensinar. Meu e-mail para resposta é esmelvenzi@terra.com.br, desde já agradeço a atenção!

matemático disse...

ola amigos.como se designa um angulo com 320 graus de amplitude??

Alexandre Luís Kundrát Eisenmann disse...

Olá Márcia,

Meu nome é Alexandre e sou matemático. Mantenho um blog com artigos sobre Matemática onde pretendo despertar o interesse das pessoas pela nossa tão querida ciência. Ficarei feliz se você puder fazer uma visita e emitir seus comentários. http://humanomatica.blogspot.com

caco disse...

Oi Marcia. sou estudante de matemática,e tenho um blog a seis meses.
Já estou treinando p\ quando estiver lecionando, pois pretendo usar blogs para dinamizar o conteúdo dado nas aulas presenciais.

Parabéns pelo trabalho que fazes.
Abraços.

Chedas disse...

muito bem... força continua.
1 abraço

dnpremium disse...

Acho muito interessante este tipo de iniciativas =)





www.meu20.com

Isayas Oliveira disse...

oih vim aqui para perguntar se vc sabe de algum blog o site que disponibilize links, sei lá alguma dica de como encontrar livros de matemática para downloads. espero resposta. muito obrigado

o blog ta massa legal

michell disse...

Eu sou estudante de Matemática. E tenho uma pergunta.
Uma empresa precisava de 98 funcionários, e 100 se escreveram qual a probalidade de "cada um" ser chamado.

Prof. Pedro Rangel disse...

Márcia, achei bem interessante a sua proposta. Tive a experiência de construir um Blog junto com os estudantes, e foi bem interessante, porque eles pesquisavam e traziam material todos os dias. Eu quase não dava conta, e olhe que eram crianças de séries iniciais! Hoje, eles estão nas séries finais do ensino fundamental, mas muitos continuam tendo seus próprios blogs.
Michell, se eles se "escreveram", não têm probabilidade nenhuma de serem chamados. Se eles se inscreveram, aí é preciso calcular, hehehehehhe.

Blog do Prof Pedro – Dicas, entretenimento e muito mais!

Gabriel (NEMO) disse...

Olá,

Sou bacharel em matemática (USP) e tenho um blog sobre matemáticas, computação, física entre outras coisas...

Gostaria de seguir o seu blog, se quiser poderíamos fazer um intercâmbio de idéias e leitores.

Abrcs

+++Eli disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Solução Matemática disse...

É pra tentar ajudar um pouco

http://solucaomatematica.blogspot.com

faz um teste eviando algum problema matematico para mim

LUANA MARTINS disse...

olá, vc poderia me dar alguma dica de como responder essa questão:
Em um planeta de atmosfera rarefeita, um vulcão em erupção expele para fora de sua cratera uma pedra incandescente localizada 100 metros abaixo da superfície. Sabendo que a pedra demora 10 segundos para atingir a altura máxima de 400 metros e que sua trajetória é uma parábola, podemos afirmar que a pedra demora.... ele quer o tempo e a função da altura pelo tempo

Prof. Ricardo Vianna disse...

Excelente matéria
Os Currículos precisam ser revistos sob olhar mais atento do professor. Buscando o tripé fundamental para o ensino: conceituação-manipulação-aplicação. A maioria dos livros didáticos de nosso país dão ênfase quase que total à manipulação e quase nada à aplicação.

Se quiser ver algumas aplicações de matemática, visite o site:

http://prof-ricardovianna.blogspot.com/

kelly disse...

Ola td bem?
Comecei a cursar matematica em 1999 com 18 anos e devido uma necessidade profissional tive que cursar administração, hj com 28 anos volto a cursar a faculdade de matematica que estava trancada.Confesso que fico assustada pois não sei se entrarei no ritmo novamente.Posso contar com vc para esclarecer duvidas?
Um abraço.

ticiane disse...

Olá a todos,
Meu nome é Ticiane e estou com problemas com uma questão que é a seguinte:

Dentre 100 pessoas que trabalham numa empresa, 30 consomem um produto A, 60 consomem um produto B e 80 consomem um produto C. Qual é o maior número possível de pessoas que não consomem nem o produto A e nem o produto B?

Estou batalhando para resolver, mas está muito difícil para mim, se puderem me ajudar desde já agradeço.

Meu e-mail é ticianeluz@gmail.com

Mate o// disse...

Boa noite...

Adorei o BLOG

sou um novo blogueiro
e de Matemáticaaaaaa

Comecei agora mas ainda não sei muito sobre blogs.

Mas espero ir em frente com algo legal.

Passa lá e deixa algumas dicas se puder.

AbÇS

FLA-MINAS - EMBAIXADA DA NAÇÃO disse...

boa noite, sou estudante de matemática e estou me formando este ano.
Meu trabalho de conclusão de curso é sobre o uso do blog no ensino da matemática.
Preciso saber se posso contar com vc para me prestar algumas informações sobre o assunto. Adorei seu blog e acho que vc deve ter muita coisa pra me ensinar. Meu e-mail para resposta é juliana3p@hotmail.com.
Desde já agradeço a atenção!