sábado, novembro 04, 2006

Quem são os autores dos blogs?

Quando se procura uma explicação para o fato de mais de 500 mil pessoas se dedicarem à manutenção de blogs, a resposta é quase sempre a mesma: esta multidão sem rosto encontrou nos diários virtuais uma voz.

Os blogs oferecem um meio por onde os “simples mortais”, ausentes dos meios de comunicação tradicionais, podem expressar-se e serem compreendidos por inúmeras pessoas.

Algumas destas pessoas optam por permanecer sem rosto, ou seja, decidem manter a sua identidade verdadeira em segredo, o que potencializa ainda mais a característica anárquica e libertadora dos blogs. Uma pessoa escondida atrás de um ecrã de computador, ao abster-se de revelar o seu nome, pode expressar-se da maneira como desejar, sem riscos significativos de sofrer retaliações diretas.

Por outro lado, muitos autores de blogs, ou “bloggers” querem mesmo é a notoriedade, opinar e serem reconhecidos pelos seus leitores, de modo a obter uma satisfação que ultrapasse as fronteiras do mundo virtual.

Outro fenômeno interessante é que os autores de blogs são também ávidos leitores de blogs alheios, o que cria uma comunidade particular. Eles partilham informações, utilizam um mesmo vocabulário cheio de novos significados e já criam eventos para se encontrarem fora do “mundo virtual”.

São raros os bloggers que não oferecem na sua página links para outros blogs que considerem interessantes, como forma de recomendá-los aos seus leitores. Por isso, para um blogger, ter amizades com muitos outros bloggers vale ouro quando o que se quer é aumentar o número de visitantes.

Fonte: F. Costa

Um comentário:

Tiago Wakabayashi disse...

Por isso, para um blogger, ter amizades com muitos outros bloggers vale ouro quando o que se quer é aumentar o número de visitantes.

Isso é "obrigatório" para quem quer ter sucesso no "mundinho".