sábado, novembro 04, 2006

O que é um blog ou webblog?

O Blog é uma abreviatura simpática que os internautas criaram para o termo inglês "weblog". Trata-se de uma página web atualizada frequentemente, composta por pequenos parágrafos apresentados de forma cronológica. É como uma página de notícias ou um jornal que segue uma linha de tempo com um fato após o outro. O conteúdo e tema dos blogs abrangem uma infinidade de assuntos que vão desde diários, piadas, links, notícias, poesia, ideias, fotografias, enfim, tudo que a imaginação do autor permitir. É disto que vem o seu dinamismo. Usar um blog é como mandar uma mensagem instantânea para toda a web: uma pessoa escreve sempre que tiver vontade e todos os que visitam o seu blog têm acesso ao que ela escreveu. São vários os blogs pessoais, que exprimem ideias ou sentimentos do autor. Outros são resultado da colaboração de um grupo de pessoas que se reúnem para actualizar um mesmo blog. Alguns blogs são voltados para diversão, outros para trabalho e há até mesmo os que misturam tudo. Os blogs são também uma excelente forma de comunicação entre uma família, amigos, grupo de trabalho, ou até mesmo empresas. Eles permitem a comunicação entre grupos de forma mais simples e organizada do que através do e-mail ou grupos de discussão, por exemplo. Até aqui, descreveu-se a componente lúdica da ferramenta Blog. No entanto, sob o ângulo da sua funcionalidade, o blog diferencia-se de todas as outras formas de relacionamento virtual (e-mail, chats, instant messages, listas de discussão, etc) justamente pela sua dinâmica e interação possibilitadas pela facilidade de acesso e de atualização. Possíveis traduções para o termo BLOG:
  • blog (linguagem mundial)
  • blogue (Português)
  • diário (virtual)
  • journal (diário em inglês)
  • placard
  • quadro
  • registro (registro no Brasil)
Os serviços mais conhecidos a nível mundial são o Blogger e o WordPress. No Brasil são o Blogs.com.br, Blig, UOL Blog, Blogger e o Weblogger. Em Portugal são o Blogs no Sapo e o Weblog.com.pt. Pelas suas características gerais, o blog parece que trouxe vida à Web, ao ponto de muitos analistas e utilizadores considerarem que este novo modo de comunicação e de relacionamento virtual tornou-se uma mania na Web. Outros consideram o blog como o futuro da publicação de escritos pessoais. Alguns mais entusiastas chegam a designar o blog como a versão on-line de uma renascença digital, dado o potencial que enxergam nesta ferramenta que começou com a humildade da simples ideia de diário pessoal e guia de sites on-line. Outros mais, conceituam o blog como um laboratório de escritos criativos, cujo principal objectivo é oferecer à comunidade de escritores e leitores um local virtual onde possam se encontrar e interagir, trocando experiências, motivações, ideias e informações sobre temas de mútuo interesse. Poderia, assim, ser considerado, pois, uma incubadora de comunidades de internautas com interesses comuns. Tendo isto em conta, que tal criar um blog privado para a sua equipe de trabalho discutir projetos e apresentar soluções ou mesmo um blog familiar para que seus parentes troquem notícias e fotos a todos os membros? Vamos conhecer as várias possibilidades?
Fonte: F. Costa

12 comentários:

Alfredo S Porto Marins disse...

Muito legal o seu texto.
Um Abraço...

Alicia Beatriz Paur disse...

Realmente Muito legal!!! que completo, cuantas imágenes y cuantas ideas!!

ANDRÉA BRUZACA disse...

Olá Márcia,
Seu blog é uma fonte riquíssima de conhecimentos, gostei muito. Vou utilizar muitas informações. Agradeço a sua contribuição para nossa profissão.
Um abraço,
Andréa.

É tempo de aprender disse...

Oi Márcia, com as informações do seu blog, já dei início ao meu.
Mas ainda não consigo deixar os tópicos ao lado para que somente clicando aparecesse o texto.
Dá uma olhadinha nele e depois me dê algumas dicas se possível.
segue: www.kairosesportes.blogspot.com

Fernanda disse...

Uma dúvida: Posso fazer um site onde as pessoas deixam seus recados de forma interativa sem a necessiade de passar pelo meu crivo?

Josete disse...

Marcia farei uma oficina para professores e vou citar seu blog. Gostei muito! Abraço,
Josete
http://jmzimmer.blog.uol.com.br

Paulo Kups disse...

Márcia
Estou muito curioso em poder fazer um blog com tanta riqueza como este seu. Parabéns.
Paulo Kups

IVANILDES disse...

Que legal!É muito bom agregar mais informações às que temos .

andinteraccion disse...

Adoro ser aluna de informática educacional !Obrigada pelas informações .Em breve estarei levando-as para outros interessados .

andinteraccion disse...

Adoro ser aluna de informática educacional !Obrigada pelas informações .Em breve estarei levando-as para outros interessados .

MARCOS DHOTTA Itapetim / Recife / Pernambuco / Brasil. E mais : disse...

Adorei as dicas. Sou iniciante nesse novo veículo, mas acredito que depois de tão delicadas explicações...Impossível não querer acelerar o ritmo criativo que tenho. Gostaria de tirar as possíveis duvidas quando surgir. Posso? Um abraço fraterno.

Priscila disse...

Olá blogueira...
Adorei seu blog: é bem informativo.
Realmente muito bacana que direcione aqueles que não intende nada de blog e seus conceitos....

Um abraço e espero que visite meu blog numa próxima...
um beijo...

norazisquipds@yahoo.com.br