sábado, novembro 04, 2006

Blogs pedagógicos

Professores e alunos devem estar preparados para esta sociedade cada vez mais dinâmica, por isso da importância da atualização permanente, sempre pronto a aprender a aprender. A mudança deve começar na escola através de uma abordagem construtivista de utilização de novas tecnologias onde o aluno possa construir novos saberes através do trabalho coletivo através do fazer junto com o outro buscando uma comunidade de troca e construção de saberes.
O Blog pedagógico propõe uma abordagem diferenciada onde professores de diversas
modalidades de ensino sejam capacitados a serem co-autores de atividades e assuntos que podem ser abordados com os alunos ao mesmo tempo que vão criando domínio da ferramenta. Os professores em seus projetos colocam questões críticas para análise que envolvam os alunos a refletir e buscar soluções para resolver problemas buscando autonomia e interação constante entre ambos formando uma teia de novos conhecimentos através da cooperação, ou seja, partilha de novos conhecimentos. Assim, professores e alunos tornam-se parceiros de aprendizagem, um interagindo com o outro, revendo e construindo aprendizagens juntos. O blog registra de forma dinâmica todo o processo de construção de novos saberes substituindo o antigo paradigma linear onde professor ensina e aluno aprende sem nenhuma interação. O professor é o mediador de todo o processo levando o aluno a alcançar a autonomia necessária para aquisição de aprendizagens significativas. Segundo Gutierrez ( 2004 ), os blogs sintetizam este espírito de cooperação e interação através de projetos educacionais que desencadeiam entre os participantes o exercício da expressão criadora crítica, artística e hipertextual. Pela sua estrutura, permitem o exercício do diálogo, da autoria e co-autoria, inclusive na alteração da própria estrutura. Eles possibilitam, também, o retorno à própria produção, a reflexão crítica, a re-interpretação de conceitos e práticas. Os blogs por apresentarem uma estrutura dinâmica de trabalho favorece a busca de informações autônoma e crítica. Sintetiza todas as fases de um trabalho de pesquisa ou projeto desde a criação, passando pelas fases de desenvolvimento, implementação, execução bem como as considerações finais mostrando o todo do processo.

Para saber mais:
Texto sobre o Blog e suas possibilidades.

Veja o vídeo sobre: PEDAGOGIA DO BLOG


3 comentários:

Otonilma Pimenta disse...

Professora Márcia Sales.
Que prazer encontra seu blog. A sua afirmação sobre educação foi o que me tocou. Pois me defino como apaixonada pela educação. Temos algo em comum gosta do tema "formação de professores". Como percebo que você tem mais experiência na construção de blog, peço que olhe meu trabalho e se possível de suas sugestões. Este meu trabalho tem um diferencial, não temos ainda laboratório de informática na escola. E os alunos participam na sua maioria em lan house. Para isso é necessário muito incentivo... Olhe que belíssimo trabalho eles fizeram...
www.geovidaeduca.blogspot.com

Margõ disse...

Querida professora Márcia Sales.
Desde que recebi sua mensagem,sobre os Blogs pedagógicos, tenho visitado seu espaço virtual e estou maravilhada. A qualidade e a quantidade de informações me incentivam e desafiam a mergulhar nesse cyberspace para aprender a aprender...estou me esforçando!
Parabéns professora!

Rozânia Vital disse...

Olá professora Márcia,
estava procurando como fazer umm Blog, e achei vc aqui.Sou educadora tbm e pretendo implantar essa ferramenta tecnológica no colégio que leciono.Temos sala de informática, só falta mesmo um professor que trabalhe com a turma.
abração.