domingo, novembro 05, 2006

Blog do Aluno

Aqui o problema começa com o acesso ao computador. Sabemos que na maioria das escolas brasileiras o computador não existe ou quando existe não está funcionando e nem possibilita o acesso aos alunos. Bem, são raras as escolas públicas que tem um laboratório na escola e que tem uma rotina de acesso dos alunos ao computador. Mas, não podemos de deixar de vislumbrar o mundo de possibilidades que existe no uso do blog por aluno. Vamos conhecer?

BLOG DO ALUNO

A possibilidade dos alunos utilizarem o blog para registrar seus avanços, seus estudos, pesquisas, fatos relevantes etc, é uma forma segura de produzir conhecimento. Para o aluno é um hábito que vai se converter em criatividade, análise e síntese de tudo que ele vivenciar!
A escrita de artigos curtos, diretos e usando o blog para expressar corretamente a linguagem em nossa sociedade atual, é de grande valia e possibilidades. Além disso, se torna motivante ver nossa produção na internet, de forma fácil e acessível.
Se você professor, tem acesso ao computador que possibilite a criação por seus alunos de blog, então:
  1. Comece por discutir com eles qual o objetivo de um blog e como podemos nos expressar neles. Destaque que precisamos ser claros e objetivos para que o nosso leitor entenda a mensagem e se motive em ler todo o conteúdo. Explore a criatividade! Os blogs são diferentes!
  2. Os nomes dos blogs e as fotos podem ser diferenciados, depende de como vocês vão se organizar. Pode-se fazer um rodízio entre os alunos para tirar as fotos. Não precisa centralizar isso no professor!
  3. Lembre-se que você deve conhecer o endereço de TODOS os blogs dos seus alunos, para poder fazer a moderação e postar os comentários. Não esqueça de divulgar entre eles o endereço, pois poderão fazer comentários nos blogs dos colegas.
  4. Divulgue esse trabalho para os pais dos alunos, para que eles também os incentivem e façam os comentários que motivem e orientem.
  5. Para não perder o folêgo, eleja um blog por semana ou quinzena que será apresentado na turma! Eles vão adorar!
  6. Esse blog pode ser por você um ótimo instrumento de avaliação, pois apresenta todo o percurso e na visão do aluno. Que mais você pode desejar?
Bom blog!

4 comentários:

venhaeconfira disse...

OI GENTE!SOU PROFESSORA E GOSTARIA DE TROCAR ALGUMAS EXPERIÊNCIAS ESSA IDÉIA É MUITO IMPORTANTE PARA NOSSAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.BEIJOS

Anderson Ferreira disse...

muito bom!

visite meu blog também e comente.

Abs e at+

http://andersontudocerto.blogspot.com/

ramon@alcides.com disse...

Aew queria saber se a surpevisão da escola tem o direito de nos mudar de sala, msm o aluno não estando satisfeito ?

Marketing disse...

Participe da comunidade Obra Sustentável!
www.comunidadeobrasustentavel.com.br