domingo, novembro 05, 2006

Blog de eventos pedagógicos

Esse blog tem muitas características jornalísticas. Pode ser feito de diversas formas e deve ser muito bem planejado. Os eventos na escola são muitos e tem um que pode e deve ser bem explorado ao construirmos o blog. Por exemplo: uma excursão ao zoológico, ao museu, uma visita a um hospital, aos bombeiros, ao parque etc. A cobertura da Feira de Ciências na escola, da Exposição, da festa junina, de competições desportivas, da formatura e encerramento, enfim, tantos eventos podem e devem ser destacados num blog. Como fazer?

BLOG DO EVENTO
A primeira coisa a fazer é o planejamento das funções: quem vai fazer, tirar fotos, escrever sobre determinado assunto, acompanhar visitantes, destacar assuntos, ser o redator, ser o editor, fazer a finalização etc.
São muitas as tarefas! Temos que fazer a distribuição no sentido de nada ficar de fora! Tudo tem que ter cobertura jornalística!
  1. Fazer o planejamento, de preferência envolvendo os alunos e professores.
  2. Distribuir as tarefas de cobertura. Se tiver o evento mais de um dia, atualizar diariamente e divulgar o endereço aos participantes previamente. Assim, poderão ficar atentos e fazer os comentários.
  3. O blog pode ser ao final do evento podendo ser elaborado por grupos de alunos por tema ou tópico. É importante envolver os alunos em todo o processo de redação.
  4. Se mais de uma turma fizer o blog é importante divulgar os endereços para compartilhar.
  5. Esse tipo de blog pode ser uma boa forma de comunicação com a comunidade. Envolva os pais nessa construção, postando entrevistas, depoimentos e opiniões.
Bom blog!

Para saber mais:
Blog de eventos de uma escola


2 comentários:

J.Erigleidson disse...

Márcia, você que deu a oficina?

Márcia Sales disse...

Não Eri,
Pesquei la no YOUTUBE. Legal, né?