domingo, novembro 05, 2006

Blog da Turma

BLOG DA TURMA
O blog da turma tem as mesmas características do blog da escola. Exige uma preparação prévia e envolvimentos dos atores no processo, como pais, professor, alunos e direção da escola e autorizações prévias para as imagens das crianças aparecerem na rede, assim como a organização de eventos relevantes.
Lembre-se que ele será o diário da sua turma e seu Portafólio. A coleção das atividades que você vai desenvolver na sua turma e o que você vai publicar, depende do que quiser destacar. Claro que se optar por fazer diariamente a postagem, vai exigir uma carga de trabalho imensa! Assim, a melhor opção é selecionar os fatos mais importantes e relevantes.
  1. Envolva os alunos na escolha do nome do blog. Eles vão adorar fazer isso!
  2. Nesse blog você deverá localizar os leitores para onde ele está situado até chegar a falar sobre a turma de forma geral. Pode sempre envolver seus alunos nesse debate. Comece pelo planeta Terra ou o continente sul-americano. Coloque as imagens correspondentes.
  3. A seguir, identifique seu país e estado. Fale sobre ele. Os alunos também poderão construir esse texto de forma cooperativa.
  4. Agora é hora de apresentar a sua escola. Qual é a história dela no seu contexto. Fundação, primeiros mestres, situação atual etc, muitas coisas aqui podem ser relatadas. Uma viagem de resgate da história da sua escola!
  5. Sempre que tirar fotos, discuta com eles a que eles gostariam de visualizar. No começo é meio confuso, mas depois verão a importância de selecionar boas fotos para retratar a mensagem.
Bom blog!

Para saber mais:
Blogs de turmas
Exemplo de blog

6 comentários:

Ana carolina disse...

Olá

Estou querendo fazer um blog das turmas q ensino,mas estou cheia de dúvidas. Como seria esse processo?SEra q é um blog mesmo q quero fazer? O que desejo é divulgar na net os textos produzidos pelos meus alunos em sala de aula, a título de incentivo...


Pode me ajudar?

Atividades de Ciências disse...

Olá Márcia, achei seu Blog super interessante, pois estou pensando em sugerir aos alunos das 8ªs séries que façamos um Blog. Porém, não sei se seria melhor um Blog por turma ou um só para as cinco salas. Oque você sugere?
Obrigada,
Suzi Cristina.

♥Gabi♥ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anderson Silva disse...

Opa,bom dia,Olha eu aqui denovo,blog muito bom,sempre que dá passo por aqui,continua postando ai,quero ver isso aqui cada vez melhor,alguem ai sabe desse site http://www.rastreadorgps.org/ ? to querendo saber se é bom,dizem que rastrea carro,moto,pessoas até...alguem ja ouvir falar?abraços,bom trabalho ai com o blog que ta fera!

antonio rodrigues disse...

Olá cara colega!

É engraçado, mas eu sem saber segui parte dos seus conselhos para fazer o blog da minha turma. O seu endereço é o seguinte: www.jornalinhodo5b.blogspot.pt

P.S. Tudo foi autorizado pelos pais, que foram informados previamente na reunião de apresentação de início do ano letivo e posteriormente por escrito, autorizando a publicação de fotos dos filhos em atividades escolares. Também informei a direção da escola da criação do blog da turma que aplaudiu a iniciativa.

Prof. António Duarte Rodrigues
Escola Alexandre Herculano, Santarém, Portugal

Bolinha disse...

O Brasil depende de todos e de cada um de nós.responda em grupo
O que podemos fazer para ajudá a construir um Brasil melhor publique a resposta no blog da turma